sábado, 28 de abril de 2012

É AMANHA...

...3º PEDAL DO PICO DO JÁBRE, neste domingo a EQUIPE PEDAL DO SOL tem o prazer em receber todos os ciclistas para realizar umas das melhores trilhas de ecoturismo já organizada no sertão da Paraíba.

Hoje a partir das 19:00hrs, na loja DUK´S BIKE será dado inicio ao evento com entregas das camisas e uma bicicletada percorrendo as principais ruas de Patos-PB, sempre com o intuito de incentivar a prática e utilização do meio de transporte mais saudável e eficiente que existe.

No domingo ás 5:00horas da manha será o ponto de partida para o passeio ciclistico com destido ao Pico do Jabre, que é A Unidade de Conservação Pico do Jabre foi oficialmente reconhecida em 19 de junho de 2002 pelo Decreto Estadual nº 23.060. O Pico do Jabre, que dá nome à unidade, tem 1.197m.



Localizado nos municípios de Matureia e Mãe D’Agua, possui uma extensão de  851,7677 hectares, sendo a maior  unidade de conservação de proteção integral do estado inserida no bioma da Caatinga.
Foi criado como Parque Estadual em 19 de outubro de 2002, pelo Decreto 23.060, e está inserido na microregião da Serra do Teixeira. O parque posiciona-se dentro do mais notável maciço do Estado da Paraíba, a serra dos Cariris Velhos, com aproximadamente 100 km de extensão e 10 km de largura. O Pico do Jabre possui nível altimétrico de 1.197 metros apresentando fortes modificações climáticas.
Na região serrana do Pico do Jabre estão localizadas as nascentes do riacho Santo Antonio, riacho da Serra Velha, riacho da Cruz entre outros.
Nele, encontramos um tipo raro de vegetação do bioma Caatinga, a mata serrana, que apresenta espécies arbóreas sub-perenifólia, e outras que também ocorrem na Mata Atlântica. Espécies como Pau d’arco, angico, cedro, umburama, juazeiro, catingueira, mandacaru podem ser encontradas no Parque, além de uma grande diversidade de répteis, mamíferos e aves.
A natureza é pródiga com relação ao Pico do Jabre, a paisagem que vislumbramos ao atingirmos o ponto mais elevado é algo deslumbrante. Destacamos que a diversidade fitofisionômica da região, com a ocorrência dos serrotes, mata serrana e caatinga, é justamente o que caracteriza tanta beleza.




O seu pico é procurado por turistas inclusive do exterior, sendo um dos pontos culminantes da região Nordeste e o segundo mais alto do Nordeste Setentrional, só perdendo portanto para alguns picos da Bahia Central e o Pico do Papagaio, em Pernambuco, cuja altitude é típica das Chapadas do planalto Central Brasileiro (acima dos 1.500 metros), e portanto a segunda maior da Serra da Borborema, mesmo que se espalhe menos e se concentre mais em uma zona menor. Durante as frentes frias no inverno que chegam do pólo sul e atravessam a América do Sul planaltica, chega a fazer 10°C positivos com sensações termicas perto de 7'C quando há ventos. É o segundo lugar mais elevado de toda a Borborema Setentrional.


outras informações sobre a região: http://www.ferias.tur.br/informacoes/4993/matureia-pb.html


Equipe Pedal do Sol (Patos-PB)

Um comentário:

  1. No próximo entrem em contato com os ciclistas aqui da região do Cariri/CE p/ podermos participar. Seré uma honra! Face: Fernanda Lira

    ResponderExcluir

Equipe Pedal do Sol